protagonismo - o projeto


O tema “juventude e suas formas de ação” apareceu pela FILÓ há algum tempo... Meio sem querer, acabamos tropeçando em trabalhos, pessoas, instituições e experiências que nos fizeram refletir sobre tudo isso... 

Primeiro, no encontro com crianças e adolescentes durante diversas oficinas de educomunicação. 


Depois, com o vídeo "Maior Idade - 18 anos do ECA" (2008), em que nos propusemos a olhar um pouquinho para a legislação e seu cumprimento. Este vídeo nos apresentou jovens com ricas histórias, e nos deixou com um desejo de "quero mais". 

O tempo foi passando e os jovens e suas culturas sempre nos "rodeando"... Estudos, projetos, notícias, grupos, redes, curiosidades. 




Em 2010 iniciamos um trabalho junto ao EDUCOMUNICAMOS! Ponto de Cultura, quando as atividades e a troca com diversas pessoas só fizeram aumentar o interesse pela temática. 
  


E aí aparece o edital Nossa Onda, uma oportunidade de voltar a trabalhar com o rádio, experiência há algum tempo adormecida. E o tema, é claro, só poderia ser os jovens e sua forma de agir no mundo. Os jovens e sua vontade de fazer, que a despeito da imagem preconceituosa de que são "desinteressados", envolvem-se com movimentos sociais ou grupos organizados (e às vezes desorganizados) que apresentam à sociedade posturas e ideais verdadeiramente transformadores...

É claro que existe muito jovem que só quer saber do seu umbigo... Mas é preciso aprender a olhar e ser capaz de valorizar a nova maneira de estar no mundo que esta geração apresenta. Mais conectada, mais compartilhada, mais sensível ao futuro e preocupada com as conseqüências de suas ações. Conquistando o papel de protagonistas de suas histórias. Agentes reais da construção de um mundo melhor. 



Camila Amaral Tavares
Proponente do projeto,é diretora audiovisual, produtora cultural e educadora, dedicando-se principalmente ao estudo das relações entre a comunicação e a educação. Junto com Bruna Epiphanio, é responsável pela FILÓ Comunicação, Educação e Arte, produtora especializada na criação de mídias e projetos de comunicação com finalidades educativas e sociais. As duas dirigiram de forma compartilhada o radiodocumentário.