os jovens participantes

 Kizie


Sua história de amor pelo hip hop vem desde o início dos anos 90 onde curtia e trocava informações com os mais velhos no Clube José do Patrocínio (Patrô) em Rio Claro. Entre domingueiras, bailes e shows de rap foi aprendendo a gostar mais do hip hop e a conhecer mais de suas histórias e origens. No final da década de 90, formou o grupo de rap Jaliba, formado por jovens negras.
Em 2001 freqüentou as oficinas na Casa do Hip Hop de Diadema, ministradas por Thaíde, Marcelinho Back Spin, Nelson Triunfo, Tota e DJ Dri, alem das historias e conhecimentos repassados por King Nino Brown. 

Hoje, Kizie atua no hip hop como militante hip hopper e da comunidade negra em Rio Claro e Região, tendo mais peso dentro do Fórum de Hip Hop do Interior Paulista (desde 2002). Entendendo que o hip hop é um braço forte do movimento negro inicia a militância na Equipe Palmares – Rio Claro (organização de mulheres negras rioclarenses). Atualmente trabalha como Assessora de Integração Racial em Rio Claro, procurando sempre desenvolver ações conjuntas entre comunidade negra, hip hop e outros.

 Júlio

Júlio César Pedroso é formado em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo e atual mestrando em Tecnologias e Desenvolvimento Humano pela Universidade Estadual Paulista.
Participa do MAB - Movimento de Adolescentes do Brasil há mais de dez anos, mesmo período em que participou do Centro de Voluntariado de Rio Claro, onde coordena projetos sociais, em especial o Ponto de Cultura Rio Claro Cidade Viva. Trabalha também no Ponto de Cultura Terra Viva de Cordeirópolis, projeto desenvolvido com um assentamento de produtores rurais que antes eram sem terra. Esse projeto visa trabalhar com a auto-estima da criança assentada.
 Átila

Átila Ramirez da Silva, graduando em Tecnologia em Saneamento Ambiental – Modalidade Controle Ambiental UNICAMP. Faz parte do  Coletivo Jovem Pelo Meio Ambiente - CJ Caipira, atuando em projetos relacionados com a temática socioambiental.
Prticipa também da  REJUMA – Rede de Juventude Pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade. A REJUMA é uma rede de jovens conectados às questões socioambientais presente em todos os estados brasileiros. Fortalece as ações locais através da troca de informações, experiências e apoio mútuo em âmbito latino-americano. É organizadora junto ao Governo Brasileiro das Conferencia Nacionais Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente
Atualmente, Átila coordena o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Fibria-Celulose - Piracicaba.

MC Pin


Rodolpho Terra e Silva, o MC Pin, é mineiro, tem 23 anos e mora em Piracicaba. É estudante do quinto ano de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e também do primeiro ano de Produção Fonográfica da Faculdade de Tecnologia de Tatuí (Fatec). Além de fazer duas faculdades, carrega consigo o amor pelo rap. O futuro publicitário e produtor é Mestre de Cerimônia, ou melhor, MC, faz parte do grupo De Buenas Crew e também trabalha junto ao Coletivo Pegada de Gigante, na organização de eventos, atividades culturais, divulgações, venda de CDs e camisetas.

 Lilian Romão

 
Lilian Romão é jornalista e coordenadora executiva da Revista Viração

Com o objetivo de dar espaço e liberdade para os jovens produzirem conteúdo, buscando sua liberdade de expressão surgiu a Revista Viração. Fundada em 2003, a Revista reúne jovens e adolescentes de todo o Brasil em torno de princípios como a defesa dos direitos humanos, da educação, da solidariedade entre os povos e da pluralidade étnica e racial.
Hoje já existem repórteres – os Virajovens – em 24 estados brasileiros. É preciso dar voz para que os jovens expressem suas idéias e opiniões. A revista é um caminho de formação e transformação da comunicação que temos e dos formatos de participação da juventude.

Nenhum comentário: